FAQ – PERGUNTAS FREQUENTES

Consulte o Regulamento do Prêmio Curta Rio. Elaboramos um FAQ (Perguntas Frequentes) para auxiliar na compreensão do processo de inscrição.
PRÊMIO CURTA RIO - O QUE É?
O Prêmio Curta Rio é um concurso que prevê a seleção de projetos e a destinação de recursos financeiros para a produção de dez curtas-metragens com duração exata de seis minutos (créditos inclusos) com o tema “450 anos do Rio de Janeiro”. O Prêmio Curta Rio prevê uma dinâmica ágil para produção e conclusão dos filmes num curto espaço de tempo. Pense nisso ao conceber a sua história e elaborar o seu roteiro. Todos os filmes produzidos serão exibidos na TV Globo.
QUEM PODE CONCORRER?
Pessoas físicas (brasileiro nato ou naturalizado com idade a partir de dezoito anos completos na data do início das inscrições do Prêmio Curta Rio) ou pessoas jurídicas (de natureza cultural) residentes / sediados no Estado do Rio de Janeiro.
QUANTOS TRABALHOS SERÃO PREMIADOS?
Serão contemplados 10 projetos inéditos de filmes de curta-metragem.
QUAL É O VALOR DA PREMIAÇÃO?
A premiação será concedida no valor bruto de R$ 40 mil para cada um dos projetos contemplados. Sobre o valor bruto mencionado incidirão todos os impostos vigentes.
OS PROJETOS DEVEM SER INÉDITOS?
Sim. Somente serão aceitos projetos inéditos de curtas-metragens.
QUAL É A DURAÇÃO DOS FILMES?
Serão aceitos projetos de curtas-metragens com duração exata de seis minutos (incluídos os créditos).
QUAIS GÊNEROS SÃO ACEITOS?
Serão aceitos projetos de curta-metragem nos gêneros: ficção, documentário, animação e experimental. Será admitido outro, desde que citado no ato da inscrição.
QUAL O PERÍODO DE INSCRIÇÃO?
O período de inscrições vai de 20 de janeiro de 2015 até 23 de fevereiro de 2015.
COMO FAÇO PARA INSCREVER O MEU PROJETO?
Para se inscrever, o(a) participante precisará preencher o cadastro e formulário disponíveis no site www.premiocurtario.com.br, bem como anexar a documentação solicitada.
QUAIS AS PRINCIPAIS INFORMAÇÕES SOBRE O PROJETO / INSCRIÇÃO?

Título da obra. Informe o título do projeto/filme.
Duração da obra: Duração exata de seis minutos (créditos incluídos).
Temática: “450 anos do Rio de Janeiro”. Os projetos devem ser criados em torno desta temática principal.
Gênero: Ficção, Documentário, Animação, Experimental ou outro desde que especificado.
Sinopse: Resumo da obra (máximo de 800 caracteres).
Cronograma: Detalhamento das atividades de cada etapa do projeto e a duração de cada uma delas. As propostas selecionadas deverão ser concluídas e entregues no prazo máximo de nove semanas contadas a partir da data do depósito da primeira parcela dos recursos financeiros para a sua execução. Não serão aceitos projetos com cronogramas estabelecidos acima de nove semanas.
Plano de Direção/Artístico: Detalhamento dos procedimentos estilísticos que se pretende utilizar no filme, isto é, como se imagina a história filmada, trilha sonora, locações, personagens, a linguagem da obra audiovisual, menção aos diversos setores do filme, estrutura do documentário, abordagem (propostas documentais), o estilo da animação a ser adotado (propostas de animação), o trabalho de Direção (máximo de 3.000 caracteres).
Ficha técnica: Descrição dos nomes e funções da equipe (máximo de 600 caracteres).
Roteiro: Divisão por sequência, com diálogos desenvolvidos e descrição dos personagens e as relações que estabelecem entre si, a indicação dos sons e da trilha que orientarão a realização do filme, estrutura das entrevistas, abordagem (propostas documentais), storyboard (no caso de propostas de animação).
Orçamento: Detalhamento dos itens orçamentários e seus valores, considerando o valor bruto de R$ 40.000,00 (quarenta mil reais) estabelecido como prêmio.
Histórico do(a) Participante: Currículo com destaque para atuação na área audiovisual.
Comprovante de Residência: Pessoa Física (contas de luz, gás ou telefone, condomínio, extrato bancário, fatura de cartão de crédito). Pessoa Jurídica (Cartão CNPJ).
Documentação de identificação: Pessoa Física (Documento oficial de identificação com foto). Pessoa Jurídica (Contrato Social, Estatuto, Cartão CNPJ).
Cessão de Direitos: Documento de cessão firmado pelo(a) autor(a)/detentor(a) dos direitos autorais sobre o roteiro, conforme modelo disponível no ambiente de inscrição. É exigida apenas para os casos em que o(a) participante inscrito(a) como pessoa física não é o(a) autor(a) do roteiro. É obrigatória para inscrições como pessoa juridica.
QUAIS OS ANEXOS NECESSÁRIOS PARA A INSCRIÇÃO?
No momento da inscrição, o(a) realizador(a) precisará anexar em PDF ou JPEG com limite máximo de 3MB, os seguintes documentos: Roteiro da obra, Orçamento, Histórico do(a) participante, Comprovante de residência que ateste o domicílio no Estado do Rio de Janeiro, Documentação de identificação do(a) participante (documento oficial de identificação com foto), Contrato Social ou Estatuto (pessoa Jurídica), Cartão do CNPJ (pessoa Jurídica) e Documento de cessão de direitos firmado pelo(a) autor(a)/detentor(a) dos direitos autorais sobre o roteiro, se for o caso.
É PRECISO TER UMA EMPRESA PARA PARTICIPAR DO PRÊMIO?
Não. As inscrições podem ser efetuadas através de pessoa física ou pessoa jurídica.
QUAL O FORMATO E LIMITE PARA ENVIO DOS ARQUIVOS ANEXOS?
Os documentos anexos solicitados na plataforma de inscrição do Prêmio serão aceitos em arquivos PDF ou JPEG com limite máximo de 3MB.
POSSO INSCREVER MAIS DE UM PROJETO?
Não, somente será aceito um projeto por CPF ou CNPJ, sendo que o(a) sócio(a) na pessoa jurídica não poderá apresentar outro projeto como pessoa física.
SERÁ PRECISO ENVIAR ALGUM MATERIAL PELOS CORREIOS?
Não. Todo o processo de inscrição será feito através do formulário disponível no site www.premiocurtario.com.br.
COMO SERÁ O PROCESSO SELETIVO?
O Prêmio Curta Rio contará com uma Comissão de Seleção para a escolha dos projetos premiados. Inicialmente serão selecionados vinte projetos para participação do processo de defesa oral com vistas à escolha final dos dez projetos vencedores.
COMO FICAREI SABENDO DA PREMIAÇÃO?
Todos os(as) participantes responsáveis pelos vinte projetos selecionados para a etapa de defesa oral, bem como os(as) dez finalistas premiados(as) serão comunicados(as) individualmente. Esta informação será também publicada no site www.premiocurtario.com.br.
.
PATROCÍNIO
REALIZAÇÃO
.